Categorias

Slide

728x90

Oieeeee galera, chegando perto da prova do Enem, um momento decisivo para muitos, fiz uma pesquisa e vou passar para vocês algumas dicas importantes para vocês se manterem calmos antes e durante a prova, chegou a hora de Atuar a Mente!


Alguns terapeutas indicam que você faça Exercícios respiratórios:

Como relaxar antes e durante a prova do Enem: 1. Exercícios respiratórios

Esse recurso tira a pressão cardiorrespiratória e oxigena o cérebro, melhorando o acesso ao conhecimento que está lá. “A respiração dá potencial de oxigenação. Um bom exercício é a respiração de suspiro, que aumenta a concentração e expulsa a ansiedade” Nesse exercício é necessário que o candidato inspire lenta e profundamente pelo nariz e expire pela boca, como se estivesse suspirando. “Você deve fazer o som do suspiro de maneira contínua, intercalando uma respiração na outra”.

Diminua o ritmo dos estudos na véspera

Deixar para estudar todo o conteúdo na última hora é uma atitude desesperada e que, geralmente, não compensa: o estudante tende a ficar ainda mais tenso, garante a pedagoga e psicomotrista Julia Milani: "O que poderia ter sido feito já foi. Manter a rotina de estudos durante a semana que antecipa a prova é uma recomendação, assim como nos dois dias anteriores, diminuir o ritmo e oscilar algo que distraia com a revisão dos conteúdos é o ideal".

Também pedagoga, Maria Belintane é especialista em desenvolvimento humano e acredita que, caso o aluno não tenha estudado o suficiente até a data da prova, pode selecionar uma ou duas matérias em que tem mais dificuldade para aprender um pouco mais. Nos dias anteriores ao exame, também ajuda verificar as normas de escrita para a redação. "A organização das ideias e a compreensão de alguns princípios da língua portuguesa podem ajudar na hora da escrita", acredita Maria.

Lazer para amenizar a ansiedade

Sair, ir ao cinema, passear é uma ótima ideia caso o aluno esteja muito ansioso. É recomendável que os pais convidem os jovens para programas ao ar livre e refeições fora de casa, para que os estudantes abstraiam um pouco e esqueçam a fixação em obter um bom resultado no Enem. Nos dias anteriores, deixar de falar repetidamente sobre a avaliação evita que os jovens fiquem aflitos e façam do Enem um assunto tabu ou "monstro" a ser combatido.

"Manter a rotina é fundamental. Muitos pais tiram momentos de descontração e relaxamento, como esportes, artes e línguas estrangeiras dos adolescentes, o que não é saudável, pois quebra a rotina e gera tensão e insegurança", agente a psicomotrista.

Já ir para a balada é uma péssima opção. Voltar tarde para casa provocará desgaste físico, o que fará com que o aluno fique menos concentrado no dia da prova, por estar mais cansado. Deitar cedo, por volta das 22h ou 23h, e ler um bom livro são recomendações para deixar o corpo descansado - e é provável que faça o estudante acordar bem disposto. Evitar brigas desgastantes com familiares, amigos e namorados afasta o mau humor e possíveis dores de cabeça que poderiam prejudicar o candidato na hora da prova.

Prefira alimentos leves

A alimentação tem um papel fundamental no aprendizado. Na véspera do Enem, a dica é que os alunos se alimentem de forma leve para que o sistema nervoso trabalhe bem. Alterações na rotina alimentar podem causar mal-estar, dor de cabeça ou intoxicações, por isso, o ideal é ingerir apenas aquilo que organismo está acostumado. Quanto mais saudável for a nutrição, melhor a digestão e maior a concentração do aluno. Estar hidratado ajuda a manter o equilíbrio do organismo, o que faz com que o aluno continue sadio, desperto e impede que sua pressão baixe.

Quanto a exercícios físicos, se forem moderados e liberarem endorfina, como dança, caminhada e natação, de 40 a 60 minutos, são bem-vindos. O que não vale, diz Maria, é exagerar: "Sair para correr, caso o jovem não esteja acostumado, vai gerar cansaço e indisposição". Exercitar o autocontrole é importante: respirar e inspirar, alongar os músculos para que eles fiquem mais flexíveis e deixem a sensação de leveza é algo bom para relaxar.

Enem

      O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.


        Se vocês tiverem algumas das dúvidas acima vale a pena ir até o site: http://enem.inep.gov.br/ e ficar por dentro de tudo!

Dicas para evitar o “branco” na hora da prova

  • Mantenha-se calmo. Lembre-se: você sabe o conteúdo
  • Comece pelo assunto no qual você tem mais facilidade
  • Faça outras questões e, depois, volte àquela em que você sentiu dificuldade
  • Leia o enunciado com calma
  • Inspire profundamente e solte a respiração devagar até se sentir relaxado
Algumas informações foram retiradas do site http://educacao.uol.com.br/.

Desejo uma Boa Sorte para todos!!!
“Cuidado por onde andas, é sobre meus sonhos que caminhas”. 
(Carlos Drummond)


17
Comentários
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

17 Comentários

  1. Eu irei fazer e to nervosa.RSRS
    Seja o que Deus quizer..Bjookas
    http://docemell20.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo que não faço nenhum tipo de prova, mas achei as dicas super válidas não somente para o Enem! A ansiedade e o nervosismo com certeza atrapalham muito a concentração na hora, então eu acredito que um pouco de meditação também ajude, afinal a cabeça tem que estar focada porem relaxada!!!

    Bjos Alê e suas Singularidades
    http://aleesuassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah verdade, acho que pra qualquer prova!

      Excluir
  3. Olá!
    Dicas preciosas! Fazer uma prova deste porte dá muito nervosismo, toda dica é importante para tentar amenizar. Boa sorte a todos q farão a prova! bjos

    ResponderExcluir
  4. Gente, será que sou anormal? Quando fiz o Enem não fiquei tão tensa. kkk
    Levei tanto lanche. :P Boa sorte para todos que farão o Enem.
    Bjão

    www.blogdajeu.com.br

    ResponderExcluir
  5. já fiz enem muitas vezes.. a prova é beeem complexa... boa sorte para quem vai fazer esse ano, suas dicas são ótimas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bom?
    e sempre fui tranquila para fazer provas,acho que isso me ajudou bem,e o legal de eu post que serve para alto escola,faculdade e tudo mais..
    Mais ENEM para mim foi as provas mais dificeis que fiz na vida
    post super valido

    ResponderExcluir
  7. Nunca fiz o Enem e ainda falta muito tempo para eu fazer rs ! Mais adorei as dicas ! Boa sorte a todos que vão fazer ! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi meu amor, como você tá? ♥
    Então, ainda nem acabei o 8° ano, hahah. Mas acho que nunca é cedo demais para ver essas diquinhas, né? Porque elas servem até mesmo para provas normais. Ainda mais neste final de ano... Meu irmão vai fazer, vou mostrar o seu post pra ele!
    Ano que vem eu faço Cefet que é uma escola federal com ensino médio + técnico, e a prova é bem complicada também. E acho que o nervosismo nesse hora atrapalha demais, né? :S
    Então, acho que tem que mais é fazer o que você falou, relaxar, e ficar calmo, pois se você estudou, com certeza vai saber alguma coisa.

    Grande beijo ♥
    http://garota-interior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ivana ótimas dicas, para quem vai prestar a tensão é muito grande e se distrair um pouco vem muito a calhar. beijos lindona
    Joyce
    www.livrosencantos.com


    ResponderExcluir
  10. ótimas dicas, o importante é ter calma na hora de fazer as provas
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei as suas dicas... realmente a ansiedade atrapalha demais na hora da prova.
    Suas dicas servem para todos os concursos... Amei.

    Beijinhos e um lindo dia, amore.
    http://www.julianefreire.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas.. super importantes .. já já é a prova e já estou ansiosa kkk
    beijocas
    jeeh

    ResponderExcluir
  13. Estou para fazer um concurso e as dicas são ótimas.
    Muito obrigada.
    Gostei, muito legal
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *